19/02/2012

Baidu: O novo Google

Não é novidade que na China muita coisa não funciona da mesma forma que no resto do planeta e no mundo da internet, que na terra de Jet Li sofre censuras piores que o SOPA/PIPA, não podia ser diferente.


Um exemplo é que MSN, Twitter e outros sites de mensagens instantâneas famosos mudialmente, simplesmente não existem por lá, foram censurados pelo governo que apoia apenas o que é criado por lá (ou que lhe convém mesmo). O QQ é o maior site deste tipo na China, com uma boa fatia dos mais de 400 milhões de internautas chineses.

Ah, mas pelo menos o Google, o poderoso Deus das Buscas, é rei por lá... No my friend, não é. O grande motor de buscas da China (e um dos maiores do mundo já que existe 1 chinês por metro quadrado) chama-se Baidu (não é Badoo, é Baidu mesmo) e quer dividir o paraíso das buscas com o Google e os profetas menores de outras seitas como Bing e Yahoo Search.

O Baidu cresce tanto no segmento que seu criador já teve que negar sua venda duas vezes ao próprio Google, além de ter alcançado o status de homem mais rico da China (95º do mundo, segundo a Forbes). Todo esse sucesso foi montado em cima da rígida política de censura imposta pela China, que acabou afastando o gigante americano de buscas e aumentou a popularidade do motor de busca chinês.

O sonho do Baidu agora é conquistar o mundo e expandir seu domínio para além das muralhas da China, embora muitos usuários ocidentais digam que por aqui o Baidu fracassaria, visto que o Google não é censurado como lá. De fato, num país com mais de 1 bilhão de habitantes e onde o governo controla a internet como bem quer, a tendência do tal Baidu era mesmo ser grande, não acha?

Se quiser entender mais, entre no Google e digite "Baidu" no buscador. Só não digite "Google é melhor que Baidu" no baidu.com, porque não aparece nada referente. A China censurou isto por lá.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários do tipo
"legal o post" ou "seu blog é otimo"
serão recusados.
Criatividade é uma boa virtude,
use-a!

 
Powered by hospedagem ilimitada criar site gratis