03/03/2012

Personagens Negros nos Quadrinhos

Já falei outras vezes por aqui sobre minorias excluídas e sua atuação no mundo dos quadrinhos. O primeiro tema que abordei foi sobre os personagens homossexuais, que são raríssimos, perto da quantidade praticamente infinita de super-heróis perfeitos demais para terem algum estereótipo diferente do imposto pela sociedade.


Quando falamos de personagens negros, esses números chegam a aumentar (pouco, mas aumentam) embora, os que alcancem algum grau de relevância, também sejam bem raros. Se pegarmos os principais heróis, vemos a total predominância de brancos, sejam como protagonistas ou líderes absolutos, no caso de uma equipe de super heróis.

Homem Aranha, Homem de Ferro, Thor, Batman, Super Homem, Mulher Maravilha, Demolidor e até mesmo Hulk, que quando não está verde, está branco (há quem diga que um ou outro é pardo), deixam claro a teoria de que existe sim, maiorias e minorias nos quadrinhos.

Mas os negros também têm sua importância e aos poucos conquistaram seu espaço, que agora parece um pouco maior (mas muito inferior se comparado com os brancos dominantes), do que há algumas décadas atrás:

Miles Morales - O Novo Homem Aranha do Universo Ultimate da Marvel (espécie de universo paralelo da editora), Miles é um misto de africano e latino, substituindo Peter Parker como o aracnídeo depois de sua morte. Miles é hoje, um dos maiores heróis negros em importância (senão o maior) já que nenhum afro-herói ocupou uma posição de tanto destaque em uma das revistas de super-herói mais vendidas no mundo.

Ororo Munroe (Tempestade) - africana, negra e dona de muito destaque dentro do universo Marvel, além de ser uma das líderes dos X-Men, Ororo, certamente é uma das personagens femininas negras com mais ênfase e importância dos quadrinhos, desde que foi incorporada a equipe principal dos mutantes.

John Stewart (Lanterna Verde) - Embora Hal Jordan pareça ser o lendário super Lanterna Verde (para muitos fãs), John segurou a barra por um tempo considerável, tanto na tropa dos Lanternas como na Liga da Justiça. Para muitos que não chegaram a ler os quadrinhos do Lanterna Verde, John Stewart é a única referência do herói, graças ao desenho, que volta e meia reprisa no SBT.

Blade - Poucos sabem, mas Blade veio dos quadrinhos da Marvel para o cinema (e até para anime, recentemente) e não ao contrário, ou seja lá o que você pensou. Pensando bem, para render três filmes (que até que não foram más adaptações) alguma moral o vampiro negro tinha.

Super Choque - Virgil não tem a importância de um Homem Aranha, o senso de liderança de Tempestade ou não faz parte da elite da DC como John Stewart, mas o cara tem carisma e ficou bem conhecido aqui no Brasil, por conta do desenho animado que protagonizava. Clichêzinho sim, mas nunca reclamei de assisti-lo.

Al Simmons - Era um agente da CIA, antes de tornar-se a criatura infernal conhecida com Spawn. Um dos maiores personagens criados durante a década de 90, Al Simmons amava tanto sua esposa que fez um pacto com o demônio para retornar a vida. Certamente um dos maiores heróis (ou anti-herói) negros da Image Comics, apesar de sua forma humana não ser tão frequente durante as histórias.

Cyborg, Luke Cage e Pantera Negra

Tantos outros podem ser somados a esta lista como Luke Cage, Pantera Negra, Cyborg (DC Comics), Falcão, Raio Negro, etc.

A lista pode ser razoavelmente extensa, mas o grau de importância dos personagens em suas respectivas histórias decaem vertiginosamente. É uma penas, mas ainda é verdade.

Faltou citar algum? Diz aí...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

Anônimo disse...

faltou o Hancock

Anônimo disse...

Cade o bishop dos x-men, eo mancha solar das x-force, o sincro da geraçao x,o larval dos x-men, a heroina amara dos novos mutantes,a Angel salvatore dos x-men,darvindos x-men etc.
ocara que fez esse post nao manja nada de quandrinhos

RJ disse...

"o faltou citar algum? Diz aí" na última linha do post serve para isso mesmo, brother anônimo, para quem ler o post, acrescentar algo e agradeço imensamente por ler até o fim e completar com alguns nomes de personagens que estavam faltando...

ps1: o "etc" depois do Raio Negro também significa que tem mais personagens

ps2: Esquecer desses outros, tudo bem, mas como caraio eu fui esquecer de Bishop e do Mancha Solar?

No mais, valeu pela ajuda

Postar um comentário

Comentários do tipo
"legal o post" ou "seu blog é otimo"
serão recusados.
Criatividade é uma boa virtude,
use-a!

 
Powered by hospedagem ilimitada criar site gratis