07/01/2012

Personagens Homossexuais dos desenhos

Vivemos numa sociedade que ainda impõe muito preconceito contra pessoas consideradas "diferentes" (não, não estou falando dos mutantes de X-Men); Homossexuais, praticantes de outras religiões, negros ou deficientes físicos estão entre os mais afetados pela opção que escolheram ter (ou nasceram com as mesmas).

E eis que estas diferenças invadiram a arte e de um tempo para cá, já podemos ver personagens "excluídos socialmente" com mais frequência em diferentes meios de desenhos, sejam eles animes, quadrinhos ou mangás. Confira a seguir uma lista com alguns personagens homossexuais que surgiram com essa novidade:

Apollo e Meia-Noite, personagens da Wildstorm: sutil apologia a Superman e Batman, medalhões da DC.

Rictor e Shatterstar, integrantes do X-Factor, do universo Marvel. Tanto deixaram implícito que resolveram explicitar tudo de uma vez só, no primeiro beijo gay da Marvel.

Bunker, cujo verdadeiro nome é José Miguel, faz parte dos Jovens Titãs, grupo da DC Comics outrora liderado por Robin, que diferentemente deste último é assumidamente gay.


Mística - Criada originalmente para ser lésbica, embora poucos fãs dos X-Men saibam disso.


Katchoo e Francine (respectivamente) vivem um clima declarado de tensão sexual entre elas, por Francine ser assumidamente afim de sua amiga, que é afim de um outro cara em "Estranhos no Paraíso" de Terry Moore.


Estrela Polar, demorou mas assumiu sua opção sexual. Já Colossus, um dos mais famosos X-Men, assumiu sua homossexualidade em Millenium (Versão de um universo paralelo dos mutantes) e é o namorado de Estrela Polar.

Rocky e Hudson - Personagens assumidamente gays, criados pelo cartunista Adão Iturrusgarai. Vivem numa espécie de velho oeste, cercado de Cowboys durões.
Sarah Rainmaker, a morenaça do Gen 13 nunca afirmou sua opção sexual. Fica no ar o mistério se ela gosta de mulheres e homens ou de apenas uma das opções.


Caio - Personagem "gay" criado por Maurício de Souza para a "Turma da Mônica".

Há ainda os indecisos ou simplesmente sensíveis demais, que podem ser achados aos montes nos animes japoneses. Os exemplos mais "mal-vistos" sem serem necessariamente homossexuais de fato, são Shun, o cavaleiro de bronze de Andromeda, o Tenchi de Tenchi Muyo (cercado de mulheres e não faz absolutamente nada para "pegá-las"), Afrodite, cavaleiro de ouro de peixes (por ser afeminado) e até mesmo Kira de Bleach (por apresentar traços femininos).

Faltou citar algum? Diz aí...



Gostou do post? Curta o "Cinco de 5 no Facebook



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

João Ricardo disse...

Nossa, a postagem mais completa que já vi sobre o assunto. E olha que eu caço bastante sobre isso. Primeiro pq sou apaixonado por super-heróis (apesar de ter outros personagens na postagem que fujam desse universo), segundo pq sou gay. É muito interessante ver esse tema sendo abordado em mídias que são disponibilizadas essencialmente para o público infantil. Demonstra - para os personagens assumidos -, maturidade por conta das produtoras; por sua vez, encobrir o que os personagens realmente são, demonstram que o correto é que o jovem tbm se encubra, caso se identifique com o personagem.

E está errado quem acredita que uma criança pode ser influenciada ou sei lá o que por personagens assumidamente gays. Eu sempre vi personagens super héteros e isso não influenciou em nada para a minha sexualidade. O que precisa ser mostrado sim, é que há diversidade sexual. E habituar as crianças com essa ideia, sem dúvidas, diminuirá o preconceito, pois será visto como realmente é: algo normal.

Bom, é isso. Parabéns, mais uma vez!

Anônimo disse...

Qual e o nome da historia que aparece o Caio da turma da monica?

RJ disse...

Valeu João Ricardo pelo comentário, deu um trabalhão fazer este post. Quanto ao nome da história em que aparece o Caio, ela se chama "triângulo da confusão". Respondido quuerido anônimo.

Abraços

Anônimo disse...

te sento a vara x men baitola

Postar um comentário

Comentários do tipo
"legal o post" ou "seu blog é otimo"
serão recusados.
Criatividade é uma boa virtude,
use-a!

 
Powered by hospedagem ilimitada criar site gratis