27/12/2011

Origem dos nomes - Bandas de Rock # 1

O que não falta no mundo da música são nomes bizarros ou simplesmente sem lógica alguma para nós, fãs, que não participamos do processo de criação e estamos totalmente por fora do que aqueles nomes estranhos de bandas realmente significam ou qual inspiração foi essencial para seu processo de criação.

Segue abaixo algumas das mais conhecidas bandas de Rock e o significado de seus nomes, que nem sempre são tão claras ou que, as vezes, nem se quer fazem sentido.

Red Hot Chili Peppers – A primeira hipótese é de que alguns dos "Peppers" eram fãs de comida mexicana com e se utilizavam de bastante pimenta (ou chili, como é conhecida). Outro motivo, que parece ser o mais aceitável, seria o de que Flea (o baixista) era fã de uma banda chamada "Red Hot Peppers". Sendo assim, os integrantes fizeram uma mistureba de nomes que resultou no nome que usam até hoje.



The Killers – Pra quem pensou que os caras haviam se baseado em algum assassino serial, Brandon Flowers, vocalista dos Killers revela que a inspiração para o nome veio simplesmente de um clipe da música “Crystal, do New Order. Simples, não?



Green Day - "Green Day" era uma expressão usada em Berkeley, no estado americano da Califórnia, para o dia em que se fumava maconha. Na data 20 de abril, quem usava camisa verde mostrava que havia consumido a erva.



Foo Fighters - Na 2ª Guerra, os pilotos americanos freqüentemente objetos misteriosos, possíveis Ovnis enquanto alçavam vôos. Foo fighter era o termo pelo qual tais pilotos se referiam a estes objetos: "foo" era o jeito americanizado de falar a palavra de origem francesa: feu, que significa fogo.


Blink 182 - O nome da banda deveria ter sido apenas Blink, mas já existia uma banda Irlandesa de mesmo nome. O sufixo "182" é a quantidade de vezes que o ator Al Pacino fala "fuck"no filme "Scarface".


The Doors - A idéia de escolher esse nome começou com numa conversa do vocalista Jim Morrison com um amigo na Universidade da Califórnia. Eles estavam discutindo nomes para uma banda de rock e chegaram a conclusão de que uma boa escolha seria "Doors" (portas, em inglês). O nome foi inspirado num livro de Aldous Huxley chamado " The Doors of Perception" e num poema de William Blake: "Quando as portas da percepção são abertas, o homem vê coisas como elas realmente são: infinitas" .



Nickelback - O baixista Mike Kroeger trabalhava em um café de Vancouver, no Canadá, onde o café custava $1,95 e sempre tinha que dizer "here's your nickel back" (algo como: Aqui está seu troco).


Linkin Park - Batizada inicialmente como "Hybrid Theory", Chester e Cia tiveram que trocar o nome para "Linkin Park" por causa de uma banda homônima (assim como o Blink 182). Chester Bennington (vocalista) costumava dirigir pelo "Lincon Park" em Santa Mônica (que era uma vizinhança onde os desabrigados costumavam ir). O nome foi escolhido, segundo a banda, soa bem aos ouvidos.


Guns N' Roses - Nada mais do que uma fusão de nomes de bandas, unindo a antiga banda de Axl Rose, chamada Hollywood Rose, e a do ex-guitarrita Tracii Guns, do L.A. Guns.


Eagles - Influenciado pelos Byrds e querendo um nome bem americano, Bernie Leadon conta: "Bem, nós todos queríamos um nome que fosse curto e conciso, que invocasse uma imagem. Nós achávamos que o nome seria muito importante. Todos estavam lendo Castaneda naquela época e queríamos um nome que tivesse alguma conotação mitológica. Frey queria um nome que pudesse servir para uma gangue de rua de Detroit e Henley estava envolvido com coisas indígenas. Todo mundo queria um nome simples e forte."


Creed - Os integrantes da banda adaptaram o nome da família do médico americano "Louis Creed" de um romance de terror escrito por Stephen King, chamado Pet Sematary.


Artic Monkeys - O nome da banda surgiu depois que Jamie e um amigo, Oliver Saxon, estavam conversando sobre a banda e esse último sugeriu, brincando, o nome Arctic Monkeys (macacos árticos). Essa é uma daquelas típicas imaginações ferradas que acabam dando certo.


Nem sei, só acho que nem deviam ter dado o primeiro start...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

JOSE MARIO PINTO FILHO disse...

90% DAS BANDAS DE ROCK SÃO NA ESSENCIA DE PÉSSIMO GOSTO; CABELOS, ROUPAS, GESTOS E OBVIAMENTE LETRAS. LÓGICO QUE PINK FLOYD, LED ZEPPELIN, THE WHO, E MAIS UNS 9% TEM SEU VALOR, MAS NO GERAL NÃO SÃO BONS.

PREFIRO UMA COISA MAIS LIGHT, TIPO DIRE STARITS, STEVIE WONDER,EWF, PAUL McCARTNEY.

MAS SEU BLOG É OTIMO

RJ disse...

José Mário, Acho que a questão do gosto e da essência que cada estilo musical apresenta sempre terá seus prós e contras e onde uns vêem defeitos, outros enxergam atitude e outros adjetivos. Mas respeito sua opinião, sem contar que seus 10% de bandas boas, são realmente verdadeiramente boas.

eu por exemplo não respeito o funk (embora sim raros caras que estão lá no palco trabalhando), mas tem gente que idolatra.

No mais, valeu pelo comentário.

Postar um comentário

Comentários do tipo
"legal o post" ou "seu blog é otimo"
serão recusados.
Criatividade é uma boa virtude,
use-a!

 
Powered by hospedagem ilimitada criar site gratis