13/01/2009

"Antitranspirantes e Câncer de mama"

Por acaso você saberia dizer por que razão a zona mais comum para desenvolver tumores cancerígenos no peito é próxima da axila?


E se você soubesse que o uso frequente de antitranspirantes pode contribuir para o Câncer de Mama (embora ainda não exista uma ligação direta que comprove isto) , isso o ajudaria a responder a pergunta acima?

A primeira vista, antitranspirantes são frequentemente confundidos com os desodorantes normais, mas diferentemente destes últimos não apenas possuem um odor agrádavel para protegê-lo do mal cheiro como também evitam que as toxinas sejam eliminadas do organismo através das glândulas sudoríparas (suor).

A grande concentração por acúmulo destas toxinas causam mutações nas células da axila (justamente próximo ao peito), e estas podem acabam evoluindo para um problema mais sério.

O corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas. Estas "áreas de escape" geralmente são as partes posteriores do joelho, atrás das orelhas, a área das virilhas e as axilas...

Estas toxinas não desaparecem por artes mágicas e como são impedidas de sair pelo suor, o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços.

A grande maioria dos tumores cancerígenos do seio, ocorrem neste quadrante superior da área da mama (obviamente não apenas por este fator), precisamente onde se encontram as referidas glândulas linfáticas.

Inclusive homens também estão sujeitos à desenvolver esta mesma mutação celular (devido ao uso de antitranspirantes), embora que numa proporção menor se comparados as mulheres.
A diferença básica está no fato de que os antitranspirantes usados pela maioria dos homens não são aplicados direta e totalmente sobre a pele, acabam ficando em grande parte nos pêlos axiais.

As mulheres quando os aplicam logo após raparem ou depilarem as axilas, aumentam o risco devido ao contato direto e mais preciso do produto com a pele por conta da ausência de pêlos.

Não existe "ainda" comprovação de uma relação direta entre o uso de antitranspirantes e o câncer de mama. Os principais fatores continuam sendo histórico familiar, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e faixa etária elevada.

Porém, prevenir é bem melhor que remediar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

Ramon Queiros disse...

Se formos no preocupar com o Câncer é melhor fazer um seguro de vida que inclua o funeral, o lance é viver de forma saudavel e desprecupada.

Andréia Silva disse...

Será que já estudaram se tem a ver o desodorante com a doença?
Mas que a gente não fica sem, isso não fica! tem quem aguente?? ehehe

Igor Pinheiro disse...

Hum, bom saber.
Pensava que qualquer desodorante podia causar isso e usava meio com medo. rsrsrs

Mas sério, muito interessante mesmo, seu blog me tirou a tensão que tenho todas as vezes que saio do banho. 0.0

jakared disse...

Uma amiga minha achou q tava morrendo por achar um nodulo inchado e dolorido na axila, mas o medico so mandou ela usar menos o creme; Talvez nao seja conclusivo ainda a questao antitranspiratória por nao interessar industria cosmética...quem sabe?...

Rodrigo Andolfato disse...

Hoje em dia! Pra não pegar câncer! Nem virando monge!!

Abraços

http://sociedadedosmalas.blogspot.com/

Thami Alves disse...

Nossa!
Que medo...AInda bem que só uso desodorantes
:/

(Didixy) Conquistadores disse...

Por isso eu uso pouco. O negócio e tomarmos banho certinho e pronto. Ainda bem que eu uso pouco e toma banho umas trocentas vezes por dia...rs

Tiago Cervo disse...

Haha... eu j´tinha ouvido falar dessa pesquisa, prefiro meu desodorante normal mesmo... nunca fui muito fã de antitrasnpirante.

Grande abraço

http://ccdodia.blogspot.com/

DouglasFerT disse...

Eu creio que deve interferir sim neste processo.

E, um dia, será proibido os anti-transpirantes vendidos atualmente.

Postar um comentário

Comentários do tipo
"legal o post" ou "seu blog é otimo"
serão recusados.
Criatividade é uma boa virtude,
use-a!

 
Powered by hospedagem ilimitada criar site gratis